Como montar um catálogo de produtos para minha loja online?

Se a concorrência no mercado em geral já é grande, imagine nas lojas online, onde tudo está a poucos cliques de distância? Se você procura destaque, uma ótima forma de começar é montando um catálogo de produtos para o seu site.

Por mais simples que possa parecer, investir na construção de um catálogo completo, detalhado e atrativo vai ajudar — e muito — no seu desempenho de vendas. Ficou interessado? Então confira as 5 dicas que trouxemos para você neste post!

1. Invista em imagens de qualidade

O primeiro passo para um bom catálogo é investir na fotografia de produtos. Sem poder ver e tocar a mercadoria, o que resta aos consumidores online é o detalhamento que as imagens trazem.

Você pode até usar as imagens oferecidas pelo fornecedor, mas se quiser diferenciar seu serviço, precisará de mais detalhes. E não é preciso investir alto nesse ponto. Você pode, por exemplo, produzir fotos dentro da sua própria empresa, com cuidado e atenção, e contratar os serviço de tratamento de imagens para finalizar o trabalho.

2. Defina o título dos produtos

Com ótimas fotos em mãos, seu catálogo de produtos vai precisar de um título para cada item. Ele deve ser direto e autoexplicativo. Ou seja, o cliente deve entender exatamente o que está sendo vendido.

Evite títulos muito longos, pois existe um limite de caracteres a serem exibidos nos mecanismos de busca, como o Google. Se você exagerar, o conteúdo será cortado e poderá comprometer o entendimento.

3. Capriche nas descrições do seu catálogo de produtos

Além do título, seu produto precisa de uma descrição detalhada. Ela vai, em conjunto com as fotos, trazer todas as características importantes. Tamanho, tipo de material, cor e acabamentos devem ser de fácil visualização.

Além disso, não se esqueça dos atributos técnicos, peso, dimensões e voltagem, por exemplo, que são fatores determinantes na decisão de compra do consumidor. Se ele ficar em dúvida, procurará em um concorrente e aí você corre sérios riscos de perder a venda.

4. Distribua as categorias

Agrupe os produtos de acordo com categorias de uso. Se você tem um e-commerce de roupas, por exemplo, pode dividir entre masculino, feminino e infantil. Faça quantas subdivisões forem necessárias para facilitar a localização.

Ainda no caso das roupas, você pode utilizar também a divisão por ocasião de uso. Assim, haveria uma categoria de roupas para festa, para prática de esportes e assim por diante. O importante é que o critério escolhido seja intuitivo e de fácil compreensão pelos clientes.

5. Planeje a navegação

Agora que a estrutura do seu catálogo de produtos está pronta, é hora de planejar a navegação. É importante que o cliente encontre as categorias sem precisar de muitos cliques.

As informações mais importantes devem ser visualizadas rapidamente, assim como a opção de ver a descrição do produto, a galeria de imagens ou dar um zoom na foto. Lembre-se de que quanto mais simples for a interação, maiores são as chances de prender a atenção.

Aproveite também para utilizar os filtros de navegação. Eles são muito úteis para direcionar a busca, determinando cores, tamanhos ou modelos, por exemplo, que o cliente precisa.

Montar um ótimo catálogo de produtos é uma tarefa que exige dedicação e atenção aos detalhes. Entretanto, esse cuidado é facilmente recompensado com a melhoria no desempenho de vendas.

Se você gostou das dicas e quer estar sempre por dentro das novidades que podem turbinar o seu negócio, curta nossa página no Facebook!

Comentar

Seu e-mail não será divulgado.