Como usar a correção de cor para transformar imagens

transformar imagens

A correção de cor é um dos processos mais importantes do tratamento de imagens, e faz toda a diferença no resultado final de uma fotografia, afinal as cores sempre têm muito a dizer.

Se você quer entregar a melhor qualidade de fotografias para seu cliente, vale muito a pena se aprofundar nesse assunto, pois o processo de correção também deixa a imagem mais bonita, chamativa e com ares profissionais

Como o certo ou errado na correção de cores depende de cada fotografia e do sentimento ou mensagem que ela quer passar, é preciso saber diversas maneiras de transformar a imagem.

Nós separamos algumas informações sobre o tema que irão te ajudar a entender melhor essa etapa do tratamento. Confira:

O que é correção de cores?

Qualquer processo que altere o tom e as cores de uma fotografia é considerado correção de cor, como a correção de contraste, brilho e luminosidade, por exemplo. Alterar a temperatura de cores ou colorir a imagem também fazem parte desse processo, assim como o balanço de branco, saturação, etc.

Qual sua finalidade?

A correção de cores possui diversas finalidades, sendo a principal delas a correção dos defeitos de cor e tom. Se a imagem ficou mais escura do que deveria, é possível clarear. Se as cores ficaram apagadas, é possível saturar. Se as cores não ficaram próximas da realidade, é possível corrigir.

Além disso, esse processo pode alterar completamente o resultado final da imagem, para que ela represente o objetivo do fotógrafo. As cores muitas vezes representam sentimentos. Fotos alegres, por exemplo, terão cores mais vivas e quentes, diferentemente das fotos que devem passar tranquilidade, que serão mais frias e com um contraste menor.

A correção de cor influencia diretamente na forma como as outras pessoas verão e interpretarão a fotografia.

Como fazer a correção de cor?

Para corrigir as cores de uma fotografia, é necessário ter alguma experiência com editores de imagens, já que a correção pode transformar uma fotografia tanto para melhor quanto para pior.

Uma técnica muito utilizada e muito útil é a máscara. Uma máscara, no Photoshop, nada mais é do que uma camada na qual você pode fazer modificações sem alterar a imagem original. Assim, você pode fazer testes e visualizar como será o resultado na imagem.

Elas também são muito úteis quando apenas uma parte da imagem precisa ser corrigida. Você pode criar uma máscara no local específico e fazer as correções sem interferir no restante da figura.

É preciso, também, conhecer cada ferramenta do seu editor, já que possuem utilidades diferentes. A saturação deixa as cores mais ou menos vivas, matiz altera todas as cores da imagem ou da área selecionada, o ajuste de temperatura altera o tom das cores para quente (vermelho) ou frio (azul), dentre muitas outras.

Quanto mais você souber sobre cada recurso, mais profissionais serão seus retoques, e mais fácil se tornará o tratamento.

Qual a diferença que o tratamento faz?

Vamos usar um exemplo bem simples: a foto de um cachorro. Dependendo do tratamento que essa imagem receber, a cada vez que você olhar para ela, sentirá algo diferente.

Se destacarmos as cores, a imagem pode despertar emoções positivas, como alegria, bem-estar, simpatia. Mas se pusermos uma escala de cinza, a imagem adquire outro sentido, e pode despertar emoções como saudades, compaixão, comoção.

Já reparou, por exemplo, como a maior parte dos comerciais televisivos possuem cores fortes? É justamente para despertar no consumidor um sentimento bom em relação ao produto oferecido. Ou seja, o tratamento fará toda a diferença na hora de atrair clientes, pois ele mexe diretamente com sua subjetividade.

E aí, gostou de nossas dicas? Então aproveite para ler sobre os principais recursos aplicáveis no tratamento de imagens e ficar ainda mais informado sobre o assunto!

Comentar

Seu e-mail não será divulgado.