Conheça 5 dicas para tirar fotos para lookbooks

Lookbook é uma estratégia criada por estilistas, e vem sendo usada como principal ferramenta para a divulgação dos produtos da empresa do ramo. Ela consiste em apresentar aos clientes como ajusta-se o caimento das peças no corpo, sem a pessoa ter que experimentar todas as roupas: é só olhar o catálogo que dá para ter uma ideia de como ficará o modelito.

No nosso artigo de hoje, daremos 5 dicas para fazer ótimas fotos para o lookbook da sua empresa. Confira!

1. Escolha a roupa de acordo com o estilo

Escolher um look que não combina com o estilo não fica bem de maneira alguma, mesmo que o fotógrafo seja muito bom e a paisagem escolhida seja perfeita. A dica é experimentar o que mais se assemelha com a pessoa e não complicar demais — menos sempre é mais. Selecione aquelas que peças que deixam os modelos mais à vontade, dando sensação de leveza e naturalidade, sem perder a elegância.

2. A pose é essencial para o lookbook

Na hora de começar a tirar as fotos, é bom ter em mente que pode levar um tempo até as poses começarem a combinar com o look. É preciso ir testando para ver qual ficará melhor, qual entra mais em harmonia com o modelo e a peça escolhida.

Existem posturas que deixam a foto mais bonita, porém elas podem parecer muito artificiais, o que tira a suavidade da imagem, como a pose de xícara (com as mãos na cintura, fazendo a alça), por exemplo. Um tipo de posição muito comum é com uma das mãos no bolso, o que deixa a imagem muito charmosa e descontraída. Algumas modelos gostam de mexer nos cabelos bem de leve — fica muito natural também. Sem falar que um sorriso espontâneo ilumina qualquer retrato.

3. Fundo desfocado

O fundo desfocado — ou estourado, isso é, quando fica todo preto ou todo branco — valoriza a imagem que precisa de destaque e dá um efeito que faz com as fotos fiquem bem nítidas na frente. Esse tipo de técnica costuma ser vinculada a fotógrafos profissionais, pois são realizadas a partir de configurações específicas na abertura das objetivas nas câmeras; porém existem alguns aplicativos que já o produzem.

4. A iluminação é muito importante

Fotografia é a arte feita com a luz, logo, esse é sempre um ponto importante. Como já falamos, as fotos para lookbooks procuram maior naturalidade possível. Sendo assim, o ideal é que a iluminação seja precisa, mas suave, causando menos sombra possível: não só para o cliente ter uma visão clara do produto, mas também porque as sombrar dão uma ideia mais teatral e expressiva à fotografia.

Essa suavidade é facilmente controlada em um estúdio, com usos de sobrinhas e outros difusores, mas também pode ser atingida usando a luz natural, de preferência durante o início da manhã ou final da tarde (a luz do meio-dia causa sombras altamente indesejadas).

5. Atente-se aos objetos indesejados

Os objetos que ficam “esquecidos” ao fundo da imagem influenciam bastante o resultado final. É necessário prestar bastante atenção aos objetos deixados à mostra na foto — de preferência, é melhor não ter nenhum. Se o book for em locais externos, uma dica é escolher lugares como calçadas, estacionamentos e muros, pois possuem poucos detalhes.

Os lookbooks vieram para ficar, são uma excelente alternativa para as lojas que vendem roupas e acessórios, principalmente as que têm opções de compra virtual. Com o preparo adequado para as fotos e o tratamento de qualidade, o resultado terá sucesso garantido!

Gostou das nossas dicas de como tirar as fotos para lookbooks? Aproveite para conhecer mais sobre o assunto no artigo Fotos no e-commerce: 4 fatores para ter melhores resultados. Até a próxima!

Comentar

Seu e-mail não será divulgado.