Fotografia para e-commerce: valorizando detalhes dos produtos

Fotografia para e-commerce

Nas compras online, os consumidores conhecem os produtos analisando as imagens e as descrições oferecidas pelo site. Por isso, usar bem a fotografia para e-commerce é sinônimo de agradar aos clientes e conquistar novos compradores.

Para apresentar com clareza os objetos da sua loja virtual, é preciso oferecer detalhes de cada item apresentado. Assim, o cliente se sentirá mais próximo da empresa e confiante para finalizar a compra. A questão é não economizar na exposição das particularidades dos seus produtos.

Pensando nisso, o artigo de hoje vai explicar como fazer fotos que valorizam os detalhes de cada peça disponível no seu e-commerce. Confira as dicas:

1 – Capriche no plano de fundo

O primeiro passo para enriquecer os produtos com uma boa fotografia é prestar atenção no fundo. Conforme a cor escolhida, os detalhes podem ficar apagados. A orientação é fazer fotos com diferentes fundos e escolher qual deles ficou melhor para a loja.

A cor branca é usada na maioria das vezes, mas isso depende da identidade visual e do estilo do seu negócio. Uma parede colorida ou uma mesa também podem servir de background para suas peças durante a produção das imagens.

Para produtos maiores, como roupas (que precisam de modelos), é interessante alugar um estúdio ou escolher uma parede com iluminação natural.

2 – Explore diferentes ângulos

Ainda existem muitas pessoas que têm receio de comprar pela internet por não ter acesso aos detalhes de um produto. Porém, muitas plataformas para e-commerce oferecem a opção de inserir mais de uma foto por item.

Em razão disso, não há motivos para incluir somente uma imagem. Aproveite esse recurso para clicar o produto em diferentes ângulos: de frente, na diagonal e também a parte de trás. Assim, o consumidor pode ter uma visão 360 graus do objeto.

3 – Determine um posicionamento padrão

Com plano de fundo e ângulos definidos, estabeleça um posicionamento padrão para cada tipo de peça. Se sua loja vende quadros, por exemplo, certifique-se de que todos estarão sempre no centro das imagens.

Para todos os tipos de e-commerces vale a mesma regra. Ofereça sempre a mesma quantidade de fotos para cada produto, com os mesmos ângulos e com posições padronizadas. Isso facilita a comparação entre um item e outro.

4 – Faça também imagens em close-up

Imagens aproximadas são importantes para lojas virtuais, pois cada objeto tem certas particularidades. Muitas vezes, um único detalhe diferencia seu produto do concorrente e ajuda na finalização de um pedido.

Em um e-commerce de calçados, por exemplo, a diferença entre uma peça e outra pode ser o cadarço: um achatado e o outro arredondado. Essas minuciosidades merecem atenção para destacar o produto na sua vitrine virtual, portanto, invista em close-ups nesses detalhes.

5 – Lembre-se do tratamento de imagem

Nem sempre a luz está perfeita durante a produção das imagens. Logo, um pouco mais de claridade, um bom recorte, sombras e, principalmente, a nitidez — entre outros tipos de tratamentos — podem trazer à tona os detalhes que ficaram escondidos.

Para conquistar resultados cada vez melhores, é legal buscar a experiência de profissionais, tanto na hora de fazer as imagens quanto para o tratamento. Isso porque a fotografia para e-commerce é fator determinante para o sucesso das vendas online.

Sendo assim, o seu próximo passo é se atentar aos detalhes e fazer fotos perfeitas para a loja online. Quer ajudar outras pessoas a fazerem boas fotos para e-commerce, melhorando a experiência dos consumidores online? Então compartilhe o nosso artigo em suas redes sociais!

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