Fotos para e-commerce: 6 equipamentos básicos que você deve ter!

Quando falamos de e-commerce, não podemos ignorar o fato de que a confiabilidade da sua empresa e dos seus produtos são frequentemente avaliados pela qualidade das imagens que você divulga.

Logo, ter imagens de alta qualidade e boa composição podem ser o maior diferencial que sua empresa pode ter.

No entanto, para fazer as melhores fotos para e-commerce, são necessários alguns equipamentos básicos. Confira agora 6 equipamentos que você deve ter para fazer fotos de qualidade!

1. Câmera fotográfica

Esse é o equipamento mais óbvio e também logicamente o mais necessário. No entanto, não é qualquer câmera que servirá para fazer fotos para e-commerce. Justamente por sua importância tão básica é que você deve pensar em investir em uma boa câmera.

As câmeras DSLR são excelentes para isso. Apesar de não serem baratas, estão ficando cada vez mais acessíveis. Outra opção possível são as câmeras do tipo “mirrorless”, que são mais compactas, mas também permitem a troca de lentes e entregam um excelente resultado. Além disso, existem modelos mais acessíveis que as DSLR.

Caso esse investimento esteja fora do seu orçamento agora, usar um Iphone pode ser uma boa solução inicial.

2. Tripé

O tripé é daqueles equipamentos completamente indispensável quando pensamos em fotos para e-commerce.

Ele permite conseguir maior exatidão no posicionamento da câmera, além de oferecer a possibilidade de realizar imagens que necessitem de uma baixa velocidade do obturador e que não poderiam ser feitas com a câmera na mão por conta da trepidação.

3. Flash dedicado

O flash que já vem embutido na câmera costuma não ser uma boa opção para realizar fotos profissionais, uma vez que tem pouca mobilidade, além de apresentar uma luz muito forte, que resulta em sombras.

Assim, uma boa opção para contornar essa limitação é um flash externo dedicado. Desse jeito, torna-se mais fácil posicionar as fontes de luz de forma a eliminar as sombras.

4. Rebatedor

Um rebatedor costuma ser também uma grande ajuda nessa busca por controlar melhor a forma com que a luz atinge o objeto. Ainda mais quando você só conta com uma fonte de luz para iluminar o assunto, seja um flash ou uma janela com a luz ambiente.

Com um rebatedor, você consegue transformar uma única fonte de luz em duas, fazendo com que ela atue como luz principal quando atinge diretamente o objeto e como secundária, mais difusa, quando rebate e o atinge depois.

5. Fundo neutro

Encontrar um fundo interessante para fazer as fotos para e-commerce pode ser bastante complicado, não é? Imagine ter que escolher um fundo que case com cada objeto que você vende. Muito trabalhoso!

Por isso, o melhor é fotografá-los em um fundo neutro. O mais clássico de todos é o fundo infinito em branco.

Essa solução tanto pode ser comprada em lojas especializadas, quanto pode ser feita por você mesmo, usando uma cartolina branca colada na parede, simulando uma rampa.

6. Software de edição

A verdadeira alma da fotografia é feita no estúdio, isso é inegável. No entanto, isso não quer dizer que a pós-produção não possa dar uma forcinha. Afinal, esse é o verdadeiro propósito dos softwares de edição: complementar o trabalho realizados nos estúdios.

Por meio desses programas, é possível fazer retoques na cor da imagem, ajustes mais finos na iluminação, recortes para fazer o efeito de manequim invisível, dentre tantas outras opções.

Caso você não tenha a menor experiência com esses programas e nem tempo disponível para aprender, não tem problema: já é possível encontrar empresas online que realizam esse tipo de tratamento de imagens.

Assim, você consegue continuar investindo seu tempo na gestão do seu negócio e deixa que especialistas cuidam da edição das suas fotos. Uma boa ideia, não é mesmo?

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